A Jornada Sonora Terapêutica é uma experiência de autoconhecimento através do som que conduz o ouvinte para seu universo interior. De olhos fechados, sentados ou deitados, os participantes são convidados a abrir o corpo a escuta interna em um estado de presença, no aqui, agora. Nessa atitude meditativa de atenção plena, o poder do som e experimentado como um veiculo que cura, relaxa, eleva e transforma.
INSTRUMENTOS TERAPÊUTICOS IMPROVISADOS com SONS DA NATUREZA
Pierre conduz a experiência tocando uma paleta de instrumentos vibracionais, com os quais improvisa sobre uma trilha sonora da sua composição. Os universos musicais criados fundem gêneros e culturas indígenas, brasileiras e orientais. Incorporam sons de água, terra, fogo e ar criando texturas refinadas com instrumentos de sopros, cordas e percussões. Com a sua energia criativa, o multi-instrumentista sempre renova o repertório, tornando cada apresentação única, podendo tocar desde taças tibetanas, flautas nativas (peruanas, norte-americanas), flauta transversal, saxofone soprano, tambura, shruti box, kalimba sansula, digeridoo, tambor xamânico e tambor oceânico.
UM PASSEIO POR PAISAGENS SONORAS DO MUNDO
A jornada se inicia na floresta amazônica, guiada por flautas nativas, tambores e sons de animais, pássaros, chuvas e trovões. O participante trilha o caminho do guerreiro ao lado do Puma, sobe a montanha e abre o coração, orientado pelas asas do Condor. Deste lugar, o navegante segue a viagem para lugares sagrados do oriente, levado por escalas orientais e vibrações misteriosas.
Deste lugar acontece o mergulho para as profundezas da terra, acompanhado pela força do didgeridoo dos aborígenes australianos. Seguindo o fluir das águas, o tambor oceânico irá levar a tripulação em alto mar para se purificar. Ao desembarcar na praia a plateia recebe a energia solar do gongo sinfônico.
Após ter viajado por tantos lugares, kalimbas e koshis nos recebem em águas serenas. Esses instrumentos com sonoridades angelicais nos acolhem com o conforto de um colo de mãe. Para concluir a Jornada, os participantes são convidados a voltar suavemente para superfície e compartilhar sua experiência em palavras em uma roda de integração.
Durante a jornada, é tocado o misterioso gongo sinfônico, símbolo do todo poderoso sol. Irradiando harmônicos em todas as direções, quem o recebe se conecta com o calor da vida, o grande sol central da galáxia, desde as águas da vida intrauterina até as raízes da humanidade. Esse instrumento riquíssimo em harmônicos magnetiza o corpo e conecta o ser com a sua essência mais pura a partir do nível corporal, pois as ondas sonoras vibrando pelo espaço atingem e reestruturam as moléculas d’água que formam nossos tecidos e órgãos, atuando como agente purificador.
EFEITOS TERAPÊUTICOS e EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA
Também usados na massagem de som individual, os instrumentos possuem propriedades terapêuticas. As frequências harmonizadoras ajudam quem as recebe a perceber seu corpo sutil e campo energético. Elas trazem um estado de paz e relaxamento profundo.
Além dos efeitos terapêuticos, as texturas sonoras da jornada sonora evocam múltiplas imagens arquetípicas e universais, estimulando o inconsciente pessoal e coletivo. Os participantes costumam ter sensações e percepções expandidas e assim “ver de olhos fechados” a vibração se manifestar em cores, formas, animais, plantas e outras imagens da natureza. A conexão com a tribo, com a terra e nossos ancestrais é também um depoimento recorrente.
ONDE A JORNADA ACONTECEU?
Entre 2016 e 2018, 2500 pessoas já passaram pela experiência em grupos de 20 a 50 participantes. Alguns lugares onde aconteceu:
SESCs (Santo André, Bertioga, Sorocaba, Birigui…) Virada Musical Xamânica, Virada Zen, Virada Sustentável, Hospital Sírio-Libanês, Livraria Cultura Iguatemi, Centros culturais (casa Jaya…), Centro de Yoga, time building em empresas e partidos políticos, Dharma Talks, aniversários privados.